Mercado


Breve estudo do Mercado de Transporte de Mercadorias

O mercado em que a Box & Go pretende actuar extende-se a todo o território europeu e congrega os diferentes modos de transporte.

De acordo com os dados do Eurostat, 70% do transporte de mercadorias no espaço europeu, é feito por estrada, 20% através dos caminhos de ferro e o remanescente por via marítima.


A preponderância destes meios de transporte varia conforme a área geográfica de influência dos países, pois pode constatar-se que países periféricos como a Letónia e a Estónia lideram no transporte ferroviário, enquanto que a Polónia e a Alemanha são os maiores usuários de transporte rodoviário de mercadorias, devido às suas posições geográficas centrais na Europa.

No cômputo geral, a Europa conta com 1.064.696 empresas de transporte de mercadorias (das quais 24.141 são portuguesas), tendo as mesmas transportado, no ano de 2009, 3.632 toneladas de mercadorias no espaço europeu, mediante o uso dos diversos meios de transporte.

Trata-se de um vasto mercado, com múltiplos intervenientes, de diversos países, com diferentes processos de trabalho e, principalmente, com ineficiências que podem ser melhoradas.
Uma delas prende-se com a ocupação completa ou não dos veículos em cada viagem. Recentemente, foram conhecidos números relativos à circulação de veículos com vazio de carga. Estes dados, referem-se somente ao transporte rodoviário de mercadorias e, revelam que 24% dos veículos transportadores de mercadorias, no espaço europeu, circulam vazios, e aqueles que transportam carga usam apenas 57% da sua capacidade total.


No caso concreto de Portugal, a actividade das empresas tansportadoras implicou a realização, em 2010, de um total de 1.145.485,00 viagens por estrada no espaço europeu. Da totalidade destas viagens, registou-se que alguns camiões circulavam com vazio de carga. Traduzindo em números, um total de 17.7080 viagens de e para Portugal foram efectuadas em vazio de carga, sem que nenhum valor se gerasse.



É este o nicho de mercado, transposto para a dimensão europeia e considerando todos os meios de transporte, que a Box & Go quer conquistar, sendo certo que estes valores são indicativos do potencial que tem sido desperdiçado e que a Box & Go irá maximizar.


Fontes
Modal Split of freight transport according to the territoriality principle (2008-2009)
Estatísticas dos Transportes 2010, disponível em www.ine.pt
Pocket Book 2011

0 comentários:

Enviar um comentário